Aneurisma de Aorta
Um aneurisma da aorta torácica é uma área dilatada na parte superior da aorta, a maior artéria do corpo humano, que é responsável por transportar o sangue rico em oxigênio para as demais partes do organismo.
As causas exatas do aneurisma da aorta torácica são desconhecidas, mas fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de um aneurisma incluem:
Aterosclerose
Quando as paredes das artérias ficam repletas de placas de gordura, elas se tornam menos flexíveis e mais estreitas. Este processo, chamado de aterosclerose, é facilitado quando a pessoa tem o colesterol alto e a pressão arterial elevada.
Doenças do tecido conjuntivo
As pessoas que nascem com síndrome de Marfan, uma doença genética que afeta o tecido conjuntivo no corpo, estão sob um risco maior de desenvolver um aneurisma da aorta torácica. Além desta, outras doenças do tecido conjuntivo, como as síndromes de Ehlers-Danlos e Loeys-Dietz, podem contribuir para a ocorrência de um aneurisma da aorta torácica.
Outras condições
Condições inflamatórias, como a arterite de células gigantes e arterite de Takayasu, também pode causar aneurismas da aorta torácica.
Aneurismas da aorta torácica geralmente crescem lentamente e não manifestam sintomas, tornando-os muito difíceis de detectar. No entanto, o desenvolvimento de um aneurisma é muito difícil de prever. Alguns aneurismas começam pequenos e permanecem pequenos, outros se expandem ao longo do tempo. Há aqueles, inclusive, que nunca se romperão. A questão é que quando um aneurisma da aorta torácica cresce, os sintomas aparecem. Veja alguns:
Sensibilidade ou dor no peito
Dor nas costas
Rouquidão
Tosse
Falta de ar
O objetivo do tratamento é impedir que o aneurisma se rompa.
Geralmente, as opções de tratamento são acompanhamento médico ou cirurgia. A decisão quanto à melhor opção de tratamento depende do tamanho do aneurisma da aorta e o quão rápido ele está crescendo.
Comentários
Postar um comentário